Em julho, confiança do consumidor sobe pelo segundo mês seguido, mostra FGV Ibre

Segundo as notícias da Sondagem do Consumidor, divulgada no último dia 25 de julho pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela entidade, subiu 1,8 ponto em julho ante junho — alcançando, desta forma, 92,9 pontos no sétimo mês do ano. Esse é o segundo mês consecutivo de alta do indicador. “Em médias móveis trimestrais, o índice ficou praticamente estável, variando 0,1 ponto, para 91,1 pontos”, acrescentou o relatório do FGV Ibre. 

De acordo com o que explicou a Sondagem, a alta da confiança do consumidor observada em julho foi influenciada, especialmente, pelas expectativas em relação aos próximos meses — visto que nas avaliações sobre o momento atual ocorreu estabilidade. Nesse sentido, também em seu segundo mês consecutivo de alta, o Índice de Expectativas (IE) subiu 3 pontos na passagem de junho para julho, atingindo 101,1 pontos no mês mais atual. Enquanto isso, o Índice da Situação Atual (ISA) se manteve estável em 81,6 pontos, seu maior nível desde novembro de 2023 (82 pontos).

“Em julho, a confiança dos consumidores aumentou pela segunda vez consecutiva, motivada principalmente pela melhora nas expectativas para os próximos meses, com forte alta do indicador de situação financeira futura das famílias”, detalhou a economista do FGV IBRE, Anna Carolina Gouveia. “A avaliação dos consumidores sobre a situação presente, por outro lado, ficou estável no mês e continua caminhando de lado”, reforçou ela. 

Gouveia também destacou que o aumento da confiança do consumidor segue sendo impulsionado, “majoritariamente, pelas faixas de renda mais baixas”. Segundo a economista, “esse resultado parece estar alinhado com um mercado de trabalho mais aquecido e controle da inflação, fatores preponderantes para formar a percepção dos consumidores dessa faixa”. A íntegra da Sondagem do Consumidor, publicada pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV, apresenta esses e demais dados e informações sobre o assunto.