Mais da metade da população indígena no país tem menos de 30 anos de idade, segundo o que destacou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início de maio, dia 3. É o que apontam os resultados do “Censo Demográfico 2022: Quilombolas e indígenas, por sexo e idade, segundo recortes territoriais específicos”, divulgado pela entidade.
Os dados da publicação mostram que a população mais jovem tem um peso mais elevado entre os indígenas em comparação à população total residente no Brasil. “Verifica-se que 56,10% dos indígenas têm menos de 30 anos de idade, enquanto a população residente do país tem 42,07% da população nessa faixa”. Por outro lado, 10,65% da população indígena têm 60 anos de idade ou mais no país, percentual que sobe para 15,81% entre a população total residente no país.
“Já a idade mediana, que é um indicador que divide um grupo entre os 50% mais jovens e os 50% mais velhos, foi de 25 anos para os indígenas e de 35 para a população do Brasil como um todo”, acrescentou a reportagem da Agência de Notícias IBGE.
“A publicação traz uma atualização do perfil demográfico dessa população em relação ao Censo 2010. Esses dados são importantes para subsidiar as políticas educacionais indígenas, que têm uma política de educação diferenciada, assim como políticas de saúde, como vacinação de crianças, e assistência, que dependem desse recorte de faixa etária e sexo”, explicou a responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes.
Outros destaques do IBGE
- O estado do Acre é quem apresenta a menor idade mediana entre a população indígena (17 anos de idade), seguido por Roraima e Mato Grosso (ambas com 18 anos);
- O maior peso percentual de indígenas está na faixa de idade entre zero e 14 anos (29,95%);
- A região Norte do país é a que tem o menor índice de envelhecimento da população indígena: 19 pessoas com 60 anos ou mais para cada 100 indígenas de até 14 anos de idade.
Confira todos os destaques sobre o tema na reportagem completa publicada pela Agência de Notícias IBGE.