Até o final de março, mais 850 mil jovens tinham solicitado a emissão do título de eleitor, segundo o Tribunal Superior Eleitoral

Mais de 850 mil jovens de 15 a 18 anos de idade já haviam solicitado a emissão do primeiro título de eleitor até o último dia 21 de março — o número exato ficou em 854.685. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 28 de março.

De acordo com as notícias do TSE, o número em questão “corresponde a quase dois terços do total de jovens que se alistaram para votar nas Eleições Municipais de 2020 e sinaliza uma quebra na tendência de queda nos números de eleitores nessa faixa etária que vinha se registrando na última década”.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, “o aumento no número de jovens que procuraram a Justiça Eleitoral para tirar o título é resultado da campanha da Semana do Jovem Eleitor de 2022, que terminou no dia 18 de março, e do apoio de artistas, de influenciadores digitais, de diversas personalidades, de instituições públicas e privadas e da mídia”.

Campanha essa que contou com a adesão tanto de figuras nacionais — como os cantores Anitta e Zeca Pagodinho; o comediante Whindersson Nunes; e a vencedora do Big Brother Brasil (BBB) 2021, Juliette Freire — quanto internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo, mais conhecido pelo papel de Bruce Banner, o Hulk no Universo Cinematográfico Marvel. 

Em reportagem sobre o assunto, publicada no dia 29 de março, a Agência Brasil explicou que “a mobilização ocorreu após a Justiça Eleitoral identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos”. “De acordo com as estatísticas oficiais, até janeiro deste ano o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo”, frisou a matéria. E quem ainda não tirou o título de eleitor precisa ficar atento ao prazo final para realizar o cadastro eleitoral: este até o dia 4 de maio. A data também é o tempo limite para a regularização do documento de quem já o possui. Os requerimentos podem ser feitos por meio do portal do TSE.