O mundo digital ganhou espaço e boa parte da população se sente a vontade para fazer compras online. Com a quarentena a qual fomos submetidos no início de 2020, para combater a disseminação do corona vírus, criar lojas virtuais foi uma das soluções encontradas pelos empresários para manter seus negócios em funcionamento. Mas como criar uma loja virtual de forma rápida para seguir atendendo os seus clientes? Planejamento e estratégia são importantes nesse momento, por isso destacamos alguns dos 10 passos essenciais para criar uma loja virtual de sucesso.
O primeiro passo é definir o nicho de atuação. Para não competir com os grandes marketplaces, como Americanas e Submarino, é importante apostar em um nicho específico e direcionar esforços para converter nele, de forma a dar início na trajetória online. Tabelar os custos de produção e frete e definir como será o fluxo de cadastro e expedição de pedidos também é muito importante, pois esses são os dois pilares que mantém uma loja virtual funcionando e, sem organizá-los, o processo não vai fluir.
Um dos passos mais importantes é se dedicar ao cadastro dos produtos. Disponibilizar imagens com boa qualidade e descrevê-los de forma detalhada, incluindo medidas, cores e, principalmente, os seus diferenciais, resolverá as principais dúvidas dos clientes. Dessa forma, a loja virtual estará entregando uma solução completa e evitando o recebimento de um grande volume de chamadas telefônicas e mensagens. Apesar disso, disponibilizar um atendimento é importante porque, muitas vezes, o público ainda não conhece a sua loja e precisa se sentir seguro para efetuar uma compra online. Oferecer um atendimento com carinho e atenção pode terminar com esse medo. Para manter as vendas acontecendo, recuperar carrinhos abandonados é uma prática poderosa. Isso pode ser feito através do contato direto com clientes que não completaram a compra.
Por fim, é preciso criar estratégias de marketing digital para negócios. O objetivo é aparecer organicamente nas buscas do Google, para que a loja seja encontrada facilmente. Isso inclui caprichar no conteúdo da descrição dos produtos, se apoiar nas redes sociais com imagens otimizadas e enviar conteúdos por e-mail à listas de clientes.