Empiricus faz pedido público de desculpas públicas pelo case Bettina, contudo é seu setor de compliance e sua mudança de postura frente aos órgãos reguladores que merecem esse voto de confiança. Entenda!
Em março de 2019 a Empiricus lançou uma campanha em que uma de suas colaboradoras, Bettina Rudolph, dizia ter obtido um patrimônio superior a R$ 1 milhão em pouco mais de três anos com um investimento inicial de R$ 1 mil. Na ocasião, ela atribuiu o sucesso financeiro aos conselhos estratégicos da empresa.
Os órgãos de defesa do consumidor avaliaram como exagero o vídeo e pediram sua retirada do ar. Além disso, a empresa foi multada pelo Procon e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) aproveitou do episódio para criar uma série de regras para a publicidade dos players de análise financeira.
Seis meses depois, a marca lança uma nova campanha, mais uma vez protagonizada por Bettina, só que pedindo desculpas. Ela começa se apresentando e em seguida pede sincera desculpas pela mensagem equivocada ou recado distorcido de que seu patrimônio evoluiu de maneira simples ou rápida.
Segundo a copywriter, a relação começou de forma errada, por culpa dela e da Empiricus que não deixaram claro, mesmo na versão curta do vídeo, que foram feitos outros aportes durante os três anos. “Ainda que o investimento foi de mil reais – o que realmente ocorreu, e que tenha conseguido mais de um milhão, não foi apenas um investimento o responsável pela evolução do meu patrimônio,” ressalta.
Bettina afirma que nem ela, nem a Empiricus ganharam um centavo com a exposição do vídeo, por se tratar de um comercial para promover um curso gratuito online sobre investimentos. Ela também indaga o que teria acontecido se o espectador daquele primeiro anúncio tivesse clicado em “Saiba Mais”.
Compliance mais estruturado do Brasil
Além do pedido de desculpas, o vídeo traz a evolução do departamento de compliance da empresa. O compliance é o setor responsável por tornar as atividades, processos e comunicações alinhados com a legislação e demais normas. Para isso, foram feitos investimento na contratação de profissionais ainda mais técnicos, no controle e desenvolvimento de processos mais rígidos.
A empresa também se mostrou mais próxima de seus reguladores, em especial a CVM com quem teve um passado de rusgas. Segundo a empresa, a entidade não poderia fiscalizar suas atividades por se tratar de um veículo de comunicação e não uma casa de análises financeiras.
Hoje, a marca atende as principais orientações da CVM como a criação de mensagens de alertas em seus anúncios e relatórios. Basicamente elas informam que ganhos passados podem não refletir em rendimentos futuros.
Por todas essas ações, atualmente, não há, entre as empresas que atuam no mercado editorial de finanças, nenhum departamento de compliance tão bem estruturado no país quanto o da Empiricus. Com ele, seus mais de 360 mil assinantes são beneficiados diretamente, com informações seguras e assertivas.